Levadas e Veredas da Madeira: A Magia da Natureza

Ana Isabel Caires

Ana Isabel Caires

-
Tempo leitura2 min

Levadas e Veredas da Madeira: A Magia da Natureza

Do vale à montanha e do mar à serra, na Região Autónoma da Madeira é possível sentir a natureza de mil e uma formas. Famosa pelas suas levadas e veredas, a região oferece paisagens inesquecíveis e contacto profundo com o meio natural. 

Caminhar pelas levadas e trilhos madeirenses é uma atividade imperdível para quem visita o arquipélago. De enorme importância histórica, económica e social, as levadas da Madeira são, há séculos, essenciais para o transporte de água para as populações, desempenhando um papel determinante no desenvolvimento da atividade agrícola. Para além de contribuírem para a distribuição de água, tornaram-se verdadeiros trilhos que proporcionam contacto direto com a natureza e momentos de relaxamento e bem-estar.

A Região oferece, atualmente, 40 percursos pedestres classificados, entre levadas e veredas, para caminhar e explorar de forma tranquila e segura. Ao longo de vários trilhos, é possível observar espécies endémicas, contemplar a rica biodiversidade local, descobrir a belíssima Floresta Laurissilva — Património Mundial Natural da UNESCO — e até alcançar os picos mais altos da Madeira, como o Pico Ruivo e o Pico do Arieiro.

Para desfrutar destas caminhadas em segurança e conforto, deve estar munido de roupa e calçado adequados, água, snacks energéticos, telemóvel com bateria, lanterna e protetor solar. O acesso aos percursos pedestres implica o pagamento de taxas, através do portal SIMplifica, do Governo Regional da Madeira. É essencial cumprir as regras de segurança e as indicações do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza para garantir uma experiência agradável. 

Caminhadas no Porto Santo

Também a ilha do Porto Santo reserva surpresas incríveis para os amantes de trilhos, com três percursos recomendados que permitem descobrir os encantos da ilha:

PS PR 1 - Vereda do Pico Branco e Terra Chã: percurso panorâmico com vistas sobre vales e montanhas.

(https://visitmadeira.com/pt/o-que-fazer/exploradores-da-natureza/atividades/caminhadas/ps-pr-1-vereda-do-pico-branco-e-terra-cha/)

PS PR 2 - Vereda do Pico do Castelo: ideal para contemplar a costa e formações rochosas únicas.

(https://visitmadeira.com/pt/o-que-fazer/exploradores-da-natureza/atividades/caminhadas/ps-pr-2-vereda-do-pico-do-castelo/)

PS PR 3 - Levada do Pico do Castelo: trilho tranquilo ao longo da levada, perfeito para observar a flora local.

(https://visitmadeira.com/pt/o-que-fazer/exploradores-da-natureza/atividades/caminhadas/ps-pr-3-levada-do-pico-do-castelo/)

Para explorar estes trilhos, embarque numa aventura a bordo do navio “Lobo Marinho” que o leva a descobrir todas as surpresas que o Porto Santo tem para oferecer!

Pico Ruivo - visitmadeira.com

Caldeirão Verde - visitmadeira.com

Vereda do Pico, Porto Santo - visitmadeira.com

Veras do Pico Castelo, Porto Santo - visitmadeira.com

Vereda Pico do Castelo, Porto Santo - visitmadeira.com

  • Natureza

    Festival Colombo: Um cartaz de excelência no Porto Santo

    ler artigo
  • Natureza

    Madeira: Um encanto sem fim!

    ler artigo
  • Natureza

    Embalar-se na dança da areia

    ler artigo
  • Natureza

    Um passo na areia, outro no mar

    ler artigo
WhatsApp